Home Gastronomia Gastronomia | Empanadas argentinas
Gastronomia | Empanadas argentinas
Thursday, 16 May 2019 00:00


Tudo começou na Pérsia, muito antes de Cristo. Os árabes levaram esta receita (samosas, como era chamada) durante a ocupação da Espanha, e se espalhou pelo mundo.

Por sua vez, os colonizadores espanhóis trouxeram a empanada para a Argentina e se espalhou por toda a região, adquirindo características diferentes, dependendo da área onde é cozida. Há variações mais ou menos suculentas, algumas colocam batatas cozidas, outros ovos, outras uvas passas ou azeitonas, mas a base é a mesma, carne e cebola recém cortada. Para cozinhá-los, alguns os fazem no forno (comum ou de barro), enquanto outros preferem fritá-los em uma panela.

Se fizermos uma lista dos alimentos típicos argentinos, as empanadas disputam o primeiro lugar com o churrasco. Eles podem ser vistos em todas as províncias, nas quais são colocados ingredientes nativos que os tornam especialmente ricos.

Em outros países, como Portugal, por exemplo, eles recheiam com bacalhau ou lombo de porco. No Brasil, a nossa esfirra seria comparada a empanada dos argentinos. No centro do Brasil, temos na cidade de Goiás Velho o “Empadão de Goiás”. Originalmente assado em forno de barro, em formas de barro e no mesmo recheio temos frango, porco, linguiça e ovo.



Massa para empanadas argentinas
(produz em média 20 ou 30 pequenas empanadas):


Ingredientes:

• 3 xícaras de farinha de trigo
• 1 gema de ovo
• ½ xícara de óleo - banha ou manteiga ou mistura de ambos
• ¾ xícara para 1 xícara de leite morno
• ½ colher de chá de sal


Picadinho de carne para o recheio:

• 1 quilo de carne moída ou carne picada na ponta da faca
• 2 cebolas brancas, picadas, cerca de 3 xícaras
• 1/2 xícara de banha ou manteiga
• 2 colheres de sopa de páprica defumada
• 2 colheres de chá de pimenta em pó ou qualquer pimenta do reino, ajustar a gosto
• 1 colher de sopa de orégano fresco finamente picado
• ½ colher de sopa de cominho
• 1 molho de cebolinha picadinha
• 3 ovos cozidos, cortados
• ¼ xícara de azeitonas verdes fatiadas
• Sal e pimenta a gosto
• 1 ovo, clara e gema separadas e levemente batidas


Servir com uma salada refrescante de pepino e tomates cereja, temperados com suco de limão, sal pimenta do reino, pimenta tabasco, azeite e folhas de hortelã fresca picadas.


Modo de preparado da massa da empanada:


Misture a farinha e o sal em um processador de alimentos, pulse até ficar bem combinado. Adicione a banha ou manteiga, misture bem. Adicione a gema de ovo e o leite em pequenas quantidades, pulsando até que pequenos pedaços de massa comecem a se formar. Faça um par de bolas, achatar em discos e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em uma folha fina e recorte formas de disco para empanadas (use moldes redondos ou uma pequena placa). Use os discos empanada imediatamente ou guarde na geladeira ou no freezer até estar pronto para uso.

Modo de preparo do picadinho de carne, recheio e montagem da empanada:

Combine a carne moída, páprica picante, pimenta vermelha, cominho, sal e pimenta em uma tigela grande, misture todos os ingredientes juntos e leve à geladeira até que esteja pronto para usar. Derreta a banha em uma frigideira grande, adicione as cebolas e sal, cozinhe até que as cebolas estejam macias, cerca de 8 minutos. Adicione a mistura de carne às cebolas e cozinhe em fogo médio até que a carne esteja pronta, mexa com frequência. Deixe a mistura de carne ou picadinho esfriar e, em seguida, misture as cebolas verdes picadas e orégano picado. Para montar as empanadas adicione uma colherada da mistura de carne no centro de cada disco empanada, adicione uma fatia de ovo e azeitona fatiada. Pincele as bordas dos discos de empanada com as claras, você também pode usar água, mas a clara de ovo é uma boa “cola” natural que ajuda a selar a empanada. Dobre os discos de empanada e sele as bordas suavemente com os dedos, torça e dobre as bordas das empanadas com os dedos, como passo final use um garfo para pressionar e finalizar a vedação das empanadas. Pincele levemente a parte superior das empanadas com a gema de ovo; isso lhes dará um belo brilho dourado quando eles assarem. Deixe as empanadas descansar na geladeira por cerca de 30 minutos ou até que estejam prontas para assar. Pré-aqueça o forno a 400 °F (cerca de 205 °C) e asse por cerca de 20 a 25 minutos, até dourar por cima. Sirva quente.




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Thursday, 16 May 2019 18:02
 

Translate

Portuguese English Spanish