Home Bem-estar Bem Estar | MATURIDADE E MUDANÇAS
Bem Estar | MATURIDADE E MUDANÇAS
Monday, 19 April 2021 00:00


Como saber se somos emocionalmente maduros? Essa dúvida com certeza muitas pessoas devem ter. Muitos consideram que a maturidade é um estado de ser, no qual tudo se sabe sobre a vida e se consegue resolver qualquer problema assertivamente. Talvez por isso seja difícil sentir-se maduro, afinal, quem tem respostas para tudo ou consegue passar um dia sem algum questionamento interno e sem medos?


Maturidade não tem a ver com o tamanho ou com a idade de cada um. Ela está mais ligada à forma como se enfrentam as situações próprias da vida. Uma estratégia para saber se alguém é maduro ou não, é fazer alguns questionamentos simples:


• Como lidar com os medos? As pessoas maduras não sentem receio em se mostrarem vulneráveis para os outros. O que o outro pensa a respeito dela não é muito significativo, a vida segue independentemente do julgamento dos outros;

• Você mostra seus ressentimentos? Essa é a capacidade de mostrar ao outro o porquê e o quanto você se sentiu magoado pelo comportamento dele;

• Você é uma pessoa calma? A maturidade mostra que não existe uma razão real para o outro machucar ou zombar dele.

Em primeiro lugar vem o gostar de si mesmo e isso traz segurança.

Essas virtudes podem ter sido adquiridas ou não por aprendizado na infância, mas isso não significa que estamos fadados a fracassar em nosso processo evolutivo. O dia a dia nos ensina muitas coisas que nos fazem repensar a forma como vemos as coisas. Uma mudança necessária para qualquer ser humano é o permitir-se experienciar novas situações, pois isso é uma oportunidade para o crescimento e amadurecimento pessoal.


A terapia cognitivo - comportamental (TCC) é uma abordagem da Psicologia que trabalha muito como se pensa em relação aos outros e as coisas. Sabe-se que o pensamento é determinante para o surgimento de emoções negativas. E o trabalho consiste justamente em ajudar as pessoas a flexibilizarem seus pensamentos. “Se você não se sente maduro, se tem muitas dúvidas a respeito de si, dos outros e das coisas, a TCC poderá lhe ajudar muito.”


MUDANÇAS


Primeiramente é preciso classificar as pessoas em dois tipos básicos: as que não são confiantes e as que são confiantes. As que não são confiantes acreditam que suas histórias já terminaram, e que não existe motivo para promover mudanças, já os confiantes têm uma visão bem diferente, eles se sentem intensamente dentro de suas histórias e estão abertos para mudar seus rumos, pessoas assim tendem a acreditar que podem reescrever o roteiro desse filme chamado vida.

Ser uma pessoa confiante ou não tem muito a ver com as crenças que cada um carrega dentro de si, da mesma forma que existem crenças negativas, que trazem medo e angústia, também existem as crenças positivas, que nos impulsionam para frente.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) diz que nossos pensamentos refletem as crenças que carregamos. Por exemplo, um pensamento do tipo “Coisas ruins podem acontecer” diz respeito à crença de vulnerabilidade. Existem outras crenças, como a de incapacidade, inadequação, não se sentir amado, entre outras.

Os terapeutas de TCC acreditam que é plenamente possível mudarmos nosso modo de pensar e consequentemente, ressignificar nossas crenças. O primeiro passo para a mudança é flexibilizar os pensamentos.

Se olharmos para toda a história da humanidade, veremos que a mudança faz parte da existência. O mundo é desconstruído constantemente para em seguida ser construído novamente. Lembre-se da 2º Grande Guerra, em que muitos países europeus foram totalmente destruídos entre 1939 e 1945, e hoje estão belíssimos.

Agora ou mais tarde, todos são direcionados pelos eventos da vida, a promoverem mudanças, sejam internas ou externas.


PARA REFLETIR


O momento presente possui toda a contingência do passado, portanto é possível promover mudanças já a partir deste momento. Mudanças servem para melhoria na qualidade de vida e elas são inevitáveis, então não as tema.

Aproveite o processo da mudança, muitas coisas boas e ruins podem acontecer nesse período, e com o aprendizado desses eventos, podemos nos tornar pessoas melhores. Deveríamos reconhecer e utilizar todos os recursos que possuímos e dessa forma nos sentirmos mais seguros no caminho da mudança.

Saiba que a Psicologia não é coisa para loucos, como muitos dizem. Os psicólogos ajudam a lidar com todo tipo de problema, como depressão, ansiedade, transtornos diversos da mente e com os chamados problemas próprios da vida, ou seja, aqueles que fazem parte da vida de todo ser humano.

Se você precisa ou deseja mudar algo em sua vida, procure por ajuda profissional. A TCC é uma abordagem que utiliza uma diversidade de técnicas e estratégias, que lhe ajudarão nessa jornada.



Por Paulo B. Moraes
Psicólogo e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC e especialista em Dependência Química pela UNIFESP.
www.ctcabc.com.br
WhatsApp: (470) 307-6706

Last Updated on Monday, 19 April 2021 18:29
 

Translate

Portuguese English Spanish