Home Bem-estar Bem Estar | COMO MANTER O FOCO
Bem Estar | COMO MANTER O FOCO
Monday, 21 June 2021 00:00


Manter o foco nas coisas importantes e necessárias não é fácil, afinal, em nossas mentes passam uma carga alta de pensamentos, que não cessam em momento algum. E ainda precisamos lidar com as distrações e dar conta de todas as tarefas do dia a dia, tudo isso dificulta nossa concentração.

Para ter foco é preciso aprender a interagir com essa montanha de pensamentos e encontrar formas para determinar prioridades com relação às atividades.

Desenvolvendo estratégias funcionais, como estabelecer objetivos claros, pode-se atingir um bom grau de eficácia.

É necessário aprender a priorizar determinadas demandas com relação a outra. E ainda, precisamos aprender a dizer “não” para alguém ou para alguma outra atividade que possa comprometer nossos resultados.

Saber programar o tempo e aprender a definir e gerenciar metas também é muito importante para atingir a eficácia na execução das tarefas.

A terapia cognitivo-comportamental nos aparelha com estratégias simples e funcionais que podem nos ajudar muito no enfrentamento deste tipo de dificuldade, todas elas dentro de nossas capacidades e do repertório particular de recursos.

Abaixo seguem algumas sugestões de táticas e técnicas para manter o foco:

- Meditar: Ajuda a aquietar a mente, diminuindo o volume de pensamentos;

- Estratégia Pomodoro: Trata-se de determinar um tempo determinado para manter o foco na atividade e um tempo para descanso;

- Separar as atividades por prioridades: Executar as tarefas que precisam de resolução para aquele momento, em detrimento de outras que se possa realizar em outro momento;

- Se comprometer com alguém quanto a realização da atividade: De preferência uma pessoa próxima, com a qual você possa dividir suas dificuldades e pedir ajuda.

- Manter os pensamentos de preocupação distantes durante a execução da atividade: A recompensa (satisfação pessoal) pela execução de uma tarefa acontece apenas ao conclui-la.

- Momento da preocupação: Para lidar com suas preocupações e medos, reserve alguns momentos ao final do dia, pode ser uns 30 minutos apenas. Durante esse período, deixe sua mente se preocupar livremente, não contenha os pensamentos ruins. Porém, se algum pensamento vier à sua mente fora deste período, diga a si mesmo que só é permitido se preocupar dentro do momento da preocupação.



Por Paulo B. Moraes
Psicólogo e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC e especialista em Dependência Química pela UNIFESP.
www.ctcabc.com.br
WhatsApp: (470) 307-6706

Last Updated on Monday, 21 June 2021 18:21
 

Translate

Portuguese English Spanish