Home Beleza
Beleza | VOCÊ CONHECE OS INGREDIENTES NOS SEUS COSMÉTICOS?
Tuesday, 15 December 2020 00:00


Não importa quais ingredientes um produto para cuidados da pele tenha, a química da formulação é extremamente complexa. Eles podem facilmente perder sua eficácia se não forem sinérgicos com outros ou se não forem fabricados corretamente. Comprar um produto que tenha estudos clínicos sobre a formulação final pronta para o mercado lhe dará a confiança de que você está usando o produto de cuidados com a pele que fornece o melhor benefício, sem irritação.

Mas como podemos saber quais ingredientes funcionam melhor? Confira minhas dicas para ajudá-la(o) a seguir na direção certa.


HIDROQUINONA


Geralmente tende a aumentar a irritação, sem mencionar que sua segurança é controversa. A hidroquinona só está disponível sob prescrição médica, interrompe a tirosinase, enzima responsável pela produção de manchas escuras irregulares na pele.

Ela foi proibida em outros lugares do mundo, tem problemas de segurança bem documentados e, como tal, só deve ser usada sob supervisão de um médico. Embora a hidroquinona forneça uma resolução rápida para manchas escuras, deixa o paciente exposto a um efeito de “rebote”, no qual as manchas escuras podem voltar, piores do que antes.

O que eu recomendo: produtos sem hidroquinona com ingredientes botânico com estudos clínicos comprovado para clarear a pele e ajudar a diminuir o risco de rebote.


GROWTH FACTORS


Os growth factors são “mensageiros” dentro da pele, que se comunicam com as células para se replicar ou reparar. À medida que envelhecemos, a capacidade dessa comunicação se desfaz, resultando em menos crescimento celular (incluindo produção de colágeno e elastina) na pele. Os growth factors são muito grandes para penetrar na pele intacta, e existem algumas preocupações sobre a origem dos fatores de crescimento (humanos vs. botânicos).

O que eu recomendo: a fonte de growth factors é preocupante para mim. Então, em minha prática estética, utilizo e recomendo produtos que foram projetados para reparar e rejuvenescer a pele sem a necessidade de growth factors.


RETINOIDES


Também conhecidos como retinol, retinal ou tretinoína, são formas de vitamina A que têm sido o padrão para antienvelhecimento há décadas. Retinoides dão início à inflamação na pele, que pode levar a reações fotossensíveis (sensíveis à luz) e irritação, como vermelhidão, com o uso prolongado. É por isso que muitos retinoides só podem ser usados à noite ou têm uso limitado durante a semana.

O que eu recomendo: produtos contendo alternativas de retinol à base de plantas que fornecem os mesmos benefícios antienvelhecimento, mas sem sensibilidade ou irritação como as dos retinoides.


ANTIOXIDANTES


Assim como nosso corpo precisa de várias vitaminas para ser saudável, nossa pele também necessita. Os antioxidantes são vitaminas e minerais que protegem a pele contra os radicais livres prejudiciais, que por sua vez podem levar à melhora dos sinais visíveis de envelhecimento. A vitamina C é um dos antioxidantes mais populares, pois ajuda a aumentar a produção de colágeno e clareia o tom da pele.

As células da pele podem utilizar apenas uma certa quantidade de cada antioxidante, e o excesso torna-se pró-oxidante, causando danos.

O que eu recomendo: eu utilizo um serum multi vitamínico antienvelhecimento completo, que fornece a quantidade certa de todas as vitaminas que nossa pele precisa para se proteger contra os radicais livres, sem se tornar pró-oxidante.


ÁCIDO HIALURÔNICO


O ácido hialurônico ajuda a atrair água para a pele e evita a sua perda, por isso é um ótimo umectante. Também é ideal para qualquer tipo de pele.

Recentemente tem havido uma ênfase em produtos para a pele que usam ácido hialurônico para fornecer o máximo de água à pele, tornando esse elemento o principal para a saúde da pele. O problema é que a pele não precisa de mais do que 30% de água, e o excesso desta prejudica a saúde da pele, que só necessita de um equilíbrio entre água e óleos.

O que eu recomendo: produtos que fornecem a quantidade certa de ácido hialurônico em equilíbrio com os óleos necessários para ajudar a pele a ser saudável.


PEPTIDES


Os peptídeos são fragmentos de proteínas e se acredita que ajudem a revitalizar a pele. Há uma infinidade de produtos de peptídeos no mercado que fazem todos os tipos de alegações antienvelhecimento, mas poucos fornecem estudos clínicos sobre a formulação final para provar sua eficácia.

O que eu recomendo: eu uso um produto contendo peptídeos no qual a formulação final é clinicamente comprovada para fornecer benefícios antienvelhecimento.


ÁCIDOS ALFA-HIDROXI (AHA)


Os AHAs fornecem benefícios esfoliantes para a pele para melhorar o seu tom e a sua textura, e são mais adequados para peles normais a secas, pois têm a capacidade de ajudar a aumentar o fator de hidratação natural. Os AHAs penetram efetivamente na pele, mas algumas pessoas têm reações.

O que eu recomendo: eu uso produtos que têm as melhorias visíveis no tom e na textura da pele sem irritação.


BETA HIDROXIÁCIDOS (BHA)


Os BHAs fornecem benefícios esfoliantes para a pele e “queratolíticos”, o que significa que eles amolecem e quebram parte da “cola” que mantém as células da pele juntas enquanto desobstruem os poros. O mais popular e conhecido é o ácido salicílico.

Mas os BHAs podem causar irritação se usados em uma formulação que resseca a pele ou se muito for usado.

O que eu recomendo: produtos contendo ácido salicílico que comprovadamente proporcionam os benefícios do ácido salicílico, mas é formulado para atenuar o ressecamento ou irritação na pele.



Beatriz Kelly
Skincare Specialist

Last Updated on Tuesday, 15 December 2020 20:07
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 13

Translate

Portuguese English Spanish