Home Espaço Rotary
Espaço Rotary | Time is Money!
Tuesday, 15 October 2019 00:00


Como a expressão em inglês diz: “Time flies!” (o tempo voa), já passou um mês inteirinho desde que nos encontramos aqui neste espaço. Está na hora de voltarmos a falar sobre aprender esta linda língua que nos cerca, o inglês!

Muita gente me diz “não consigo aprender inglês porque não tenho tempo algum.” Mas você já parou para pensar em quantas vezes teve a “Necessidade” de fazer alguma coisa e teve que arrumar um tempinho dentro do seu dia atarefado e conseguiu? Sabemos que “time is money” (tempo é dinheiro), mas neste caso, o tempo dedicado ao estudo do inglês pode ser visto como um verdadeiro investimento! No fututo poderá significar “more money” (mais dinheiro). A fluência na língua inglesa abre portas e oportunidades para seus negócios, além de enriquecê-lo culturalmente e pessoalmente!

Talvez, o que esteja faltando mesmo não seja o tempo para estudar, mas sim criar a necessidade de estudar inglês e com essa necessidade, o hábito de estudar inglês. Tudo que estamos habituados a fazer, se torna fácil e automático!

1) Esteja determinado! Também conhecido como “força de vontade” – é o principal ingrediente para você alcançar os resultados que deseja. Claro que muita coisa poderá acontecer no meio do caminho, mas seu mantra deve ser “Never give up!” (nunca desista). Se você se mantiver determinado, certamente vencerá a grande maioria dos obstáculos que surgirão pela frente.

2) “Winners never quit, quitters never win!” (os vencedores nunca desistem, os que desistem nunca vencem). Os especialistas dizem que são necessários 20 dias seguidos para que uma nova rotina se torne um hábito.E muitos também dizem que 30 minutos por dia ao longo de 20 dias ajuda o cérebro a fixar o novo hábito. Com o tempo você perceberá que estará passando mais de 30 minutos estudando e isso significará que o hábito está criando raízes! Mas… CUIDADO! Caso você abra exceções a todo momento, o cérebro vai acreditar que estas exceções podem ocorrer com mais frequência e com o tempo, você perderá sua motivação e logo estará desanimado achando que é impossível aprender inglês.

3) Enxergue-se falando inglês! Pode parecer meio estranho… mas isso ajuda a manter o foco e as expectativas. Imagine-se falando inglês fluentemente com alguém que você gosta muito, mas a língua ainda é um impecílio; ou imagine-se dando uma palestra, fazendo uma apresentação pública, um discurso. Visualize onde você quer chegar!

4) Conte para alguém! Contar para as pessoas o que você pretende fazer ajuda a manter a força de vontade em alta. Um amigo poderá perguntar como você está se saindo. Uma amiga poderá te dar algumas dicas. Um primo poderá indicar um livro para judar você em sua caminhada… Não se esconda! Conte com a ajuda dos que acreditam em você!

5) Premie-se! Depois que o hábito de estudar inglês se tornar realmente um hábito, você poderá se dar um prêmio. Pode ser aquela barra de chocolate que você adora, ir ao cinema, sair para a balada, deitar e relaxar ao som de sua música favorita, ir ao shopping e comprar algo simples que servirá como lembrança de sua conquista. Enfim, premie-se! O legal é você se premiar a cada período de tempo. Ou seja, se você mantiver um ciclo de estudo de 20 dias ininterruptos, poderá se dar um prêmio a cada 20 dias de estudo. Nós adoramos receber prêmios; portanto, premie-se e veja como seu cérebro ficará feliz com a conquista. Você ganhará conhecimento e de quebra, leva uma lembrancinha por sua conquista. Isso mostrará a você que você é capaz!

Algumas dicas foram adaptadas do texto “Seven Steps to Developing a New Habit (Brian Tracy). Espero que essas dicas ajudem você a tomar uma decisão firme e a desenvolver o hábito de estudar/aprender inglês! Desejando muito aprendizado e muita diversão durante esse processo!

Até a próxima! See ya!




Ticianne Christofolli
(Bilíngue, apaixonada pela língua inglesa, professora, formada em Letras pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, PR e voluntária do Rotary Clube Atlanta Brasil).

Last Updated on Tuesday, 15 October 2019 21:26
 
« StartPrev12NextEnd »

Page 1 of 2

Translate

Portuguese English Spanish