Home Editorial
Editorial | Volta às aulas
Wednesday, 14 August 2019 00:00

Vir morar na América é emocionante e assustador ao mesmo tempo. Se você tem filhos, eles acrescentam outra dimensão aos desafios da sonhada Terra do Tio Sam. Morar fora nós moramos, dormimos em qualquer lugar, comemos qualquer coisa... Ou seja, nos viramos. Mas quando temos filhos, a situação é diferente.

Colocar as nossas crianças em uma nova escola nos Estados Unidos é provavelmente sua maior preocupação como pai ou mãe. Se você veio sem filhos e suas crianças nasceram aqui, talvez você tenha tido uma experiência diferente. Mas quem já chega com filhos, precisa reaprender e se adaptar a questões escolares que já estavam no seu dia a dia no Brasil.

Não importa quantas vezes você visitou os Estados Unidos, quantos anos você mora aqui ou quantos filmes você viu. Só quem vive ou já viveu neste país com filhos em idade escolar, saberá o que é essa experiência, a qual, apesar de parecer complicada, com o tempo tudo se ajusta e todos se sentem à vontade com o novo cenário em que a família está vivendo.

O meu conselho, de quem já passou por todas as etapas escolares com filhos nos Estados Unidos, é aprender com quem já passou pelo processo. Não tenha medo de perguntar e pedir ajuda. Você se surpreenderá como as mães e pais brasileiros ficarão felizes em lhe ajudar. Eu me surpreendi com as escolas públicas americanas e como os nossos filhos são aceitos imediatamente e sem burocracia. O lema da sociedade americana é que “nenhuma criança fique fora da escola, independentemente de sua situação econômica ou imigratória”. Aqui, o ensino público é democrático e dá às crianças oportunidades de estudar com alunos de todas as nacionalidades, classes sociais, etnias e religiões. Não há melhor ambiente para se desenvolver o ensino e percepção da vida de uma criança.

Já estamos em agosto. Então, você já iniciou a jornada escolar. A correria de matrícula, compras de materiais escolares, roupas, ajuste ao schedule da escola e suas atividades já estão fazendo parte da rotina em sua família. Com o tempo você perceberá como os seus filhos estão amadurecendo e ficando mais independentes. Talvez isso seja devido ao sistema educacional americano ou até mesmo por causa da maior segurança e estabilidade financeira que se tem aqui. É comum ver uma criança entre 8 e 9 anos de idade ter autonomia e conhecer as regras básicas da sociedade, saber como agir em casos de emergência, ser metódica e respeitar a autoridade dos mais velhos.

Participe da vida escolar de seus filhos! A mudança nunca é fácil, mas quando você tem filhos, ajudá-los a se adaptar a uma nova escola e fazer novos amigos deve ser uma prioridade para toda a família. Os pais podem ajudar seus filhos a se ajustarem, incentivando-os a encontrar e participar das atividades escolares de que gostam. E, ao se envolverem, os pais saberão com quem seus filhos estão se relacionando e conhecerão outros pais. Uma nova escola é uma ótima oportunidade para novos amigos, e para colocar em prática o seu inglês.

Nossa edição especial de volta às aulas traz como matéria de capa a história da brasileira Danila Sousa, que em 2016 realizou o sonho de fazer parte da jornada escolar dos pais brasileiros em nossa comunidade, com a abertura da Prime Step, em Marietta, uma escola que oferece programas do Day Care até o Pre-K para crianças com idades entre 6 semanas até 5 anos de idade. Toda a equipe é altamente qualificada e fala português para ajudar as famílias brasileiras a terem uma melhor transição na vida escolar de seus filhos.

Tenha uma boa leitura!



Cristiane Castilho
Editora-Chefe
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Last Updated on Wednesday, 14 August 2019 14:13
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 14

Translate

Portuguese English Spanish