Home Reflexão
Reflexão | Mindfulness: o poder da mente para mudar a sua vida
Wednesday, 14 August 2019 00:00


Por que cada um tem um modo diferente de viver a vida? Tem algum segredo que alguns descobriram a maneira inteligente de viver com vida plena? Deixe-me contar uma história:

Numa floresta existiam vários animais diferentes e foi convocada uma reunião entre eles para ver quem seria o próximo chefe da floresta. O Rei Leão falou: “Eu sou o mais poderoso, porque defendo vocês, e sou o mais forte de todos.”. O macaco disse: “Na realidade, vocês dependem de mim, porque sempre estou na arvore; se tiver incêndio, eu posso avisar vocês e salvar os animais da floresta.” O terceiro candidato era o sapo: “Eu sim posso dizer que sou o mais eficiente, estou aqui embaixo, sempre comendo os insetos para vocês não ficarem infestados nesta floresta.”

A água, que não era candidata, falou: “Na realidade, parece que não tenho valor algum, porque fico parada o dia todo, mas às vezes eu caiu do céu, às vezes fico fluindo nos rios ou nos mares. Na realidade estou dentro de vocês e todos dependem de mim para sobreviver. Se eu não existisse, não haveria floresta, vocês não existiriam, a terra seria vazia. Sou apenas água com várias formas de ser. Às vezes agitada, outras vezes parada, mas continuo sendo água. Vocês, na realidade, são indivíduos diferentes uns dos outros, que dependem da simbiose para viver. Ninguém é mais importante do que outro, cada um tem funções e modos diferentes, estilos de pensar e viver.”

Podemos estar em vários lugares na vida, em situações tumultuosas ou calmas, mas somos a mesma substância do nosso ser. Neste mundo atual, levamos uma vida agitada, cheia de compromissos. Quando o ritmo se torna mais intenso, começam a aparecer doenças e estresses. Isto comprova que é necessário aprendermos a relaxar a mente e desacelerar. Neste sentido, a minha primeira dica é: não se permita chegar ao ponto de você começa a perder o sentido de viver. Não deixe para amanhã os seus planos de melhorar a vida, comece a se cuidar hoje mesmo e crie uma mentalidade de saber encarar os desafios da vida com leveza.


DICAS DE MINDFULNESS E EVITAR O ESTRESSE


Ha várias maneiras de relaxar, algumas a mente e outras para o corpo. Entretanto, como estão interligados, o foco deve ser em métodos que atuam promovendo o bem-estar sistêmico, que irá revigorar e renovar suas energias de modo pleno. Desta forma, seguem 10 dicas para você utilizar na sua vida, métodos simples e fáceis de serem colocados em prática e que vão lhe ajudar a encontrar o equilíbrio e maior fluidez.


1. Gratidão - Agradecer a tudo, em qualquer situação, estar com coração de gratidão. Seu coração ficará repleto de regozijo.

2. Aceitar - Capacidade de aceitar as coisas como são. Isto é uma arte de sermos nós mesmos, e não querermos ser aquilo que nós gostaríamos de ser.

3. Viver a vida - O momento é agora! Planejar a vida de um modo dinâmico para algo melhor. Planejar uma viagem, caminhar em um bosque com uma pessoa que goste.

4. Conexão - Com família e amigos, passar tempo e se interligar com pessoas que ama.


5. Compaixão - Ter compaixão e ser generoso com as pessoas e animais. Compreender que há muito sofrimento neste mundo e tentar ajudar as pessoas, fazer a diferença. Uma dica: adote um animal, cuide bem e você terá uma recompensa chamado amor incondicional.

6. Exercícios – Ser saudável comprovadamente traz benefícios para todos os setores de nossa. Existem diversos tipos de atividades que podem ser praticadas. Pode ser na sua casa, em academias ou na rua. Pode ser de curta, média ou longa duração, dependendo do seu tempo disponível. Encontre a opção que mais lhe agrade e melhor se encaixe à sua rotina. Exercitar o corpo é uma ótima maneira de relaxar a mente, liberar o estresse e promover sua saúde em todos os sentidos.

7. Ser feliz – Cultive o bom humor, a vida é bem melhor quando conseguimos ser felizes. Mesmo em momentos de estresses, ver a vida de modo positivo e soltar uma bela gargalhada quando sentir vontade. Permita-se ser divertido! É terapêutico e nos deixa bem internamente.


8. Respirar – É essencial quando estamos superativos. Lembre-se sempre de respirar profundamente, pois isto trará muita clareza na sua mente. A forma como respiramos tem grande influência sobre como nos sentimos, pois sem a oxigenação necessária, o cérebro não consegue trabalhar com toda a sua potência. Para relaxar, controle a sua respiração durante cinco minutos, segurando o ar por cerca de cinco segundos, e depois libere-o vagarosamente. Se você está muito ansioso, conte até dez, faça contagem regressiva, e repita o procedimento até ficar calmo.

9. Meditação - Num ambiente tranquilo, coloque uma música suave e deixa sua mente fluir. Não se preocupe se você está ainda pensando em algo; depois de três minutos, você começará a aliviar as suas preocupações e suas tensões serão aliviadas. A meditação é um dos exercícios mentais mais indicados para relaxar mentes inquietas. Para começar, pode ser interessante buscar áudios de meditação guiada, como um app chamado Insight Timer. O Art of Healing no Sandy Springs oferece esse serviço gratuitamente. Pela meditação é possível aprender a viver o momento presente e eliminar as “pré-ocupações” da mente.

10. Ser equilibrado - Para viver com equilíbrio, procure se alimentar de forma saudável e durma bem. Antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos uma hora antes de começar a dormir; isto dará tempo para o seu cérebro descansar em vez de estimular.


Jesus falou: “Quem beber desta água, terá sede outra vez; aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der, tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”>


Espero que tenha gostado das dicas e que elas lhe ajudem a levar a vida de forma mais equilibrada e feliz. Cuide-se! Você é coisa mais importante, mais que qualquer coisa. Somente você pode valorizar quem é!



Por John Kunihiro
Founder of Art Of Healing, Inc
Senior Director of Marketing
www.artofhealinginc.com

Last Updated on Wednesday, 14 August 2019 20:09
 
« StartPrev12345NextEnd »

Page 1 of 5

Translate

Portuguese English Spanish