Home Espaço Mulher
Espaço Mulher | DIVIRTA-SE COM MODERAÇÃO!


As festas de fim de ano chegando e com elas a comilança! Nesse período de festas é difícil resistir às tentações das comidas maravilhosas em nossa frente, à nossa disposição. São tantas as con fraternizações – na escola dos filhos, no trabalho, com amigos, em família – que fica difícil policiar o regime e se divertir ao mesmo tempo.

Mas o que fazer então para não passar dos limites e manter o equilíbrio alimentar, principalmente para aqueles que estão em fase de dieta durante as datas festivas?

O que eu sempre falo para as minhas coachees é que o equilíbrio é fundamental. Na minha linha de trabalho, sempre aconselho evitar as dietas restritivas, pois acredito que só funcionam por um período e depois a pessoa recupera o peso perdido, uma vez que se restringiu de tudo que gostava e quando voltou a comer, comeu o dobro de antes. Esse é um dos motivos que não acredito em dieta restritiva e sim reeducação alimentar.

Se, durante o ano, os exercícios físicos e alimentação saudável foram prioridades na sua vida, então fica mais fácil controlar o aumento de peso nessa época das festas. O metabolismo de quem já está fazendo reeducação alimentar há algum tempo estará mais acelerado com essa prática saudável e evitará o acúmulo de gorduras pelo excesso de comidas de fim de ano.

Por isso repito que a minha dica mais importante é a do equilíbrio, ponto fundamental nessa época do ano para todas as pessoas: tanto para quem já está no peso ideal quanto para aqueles que tomaram a decisão de entrar em forma em 2020 e viver mais saudável.


COMO TER ESSE EQUILÍBRIO ENTÃO NESSA FASE DE FESTAS?


1) Antes de ir às festas, tome muita água e procure fazer um lanche leve para evitar ficar petiscando e só comer na hora do jantar;

2) Escolha bem os alimentos. Invista nas frutas, frutas secas, legumes e verduras, e carboidratos de baixo índice glicêmico (capacidade de um alimento de elevar o açúcar no sangue), pois são ricos em fibras e dão saciedade por mais tempo (exemplo: pãozinho integral, lentilhas, leite integral, batata-doce, aveia, amendoim etc.);

3) Limite o número de repetições de prato. Não deixe a ansiedade ou a distração tirarem a sua atenção da quantidade que você está comendo;

4) O lombo de porco e o peru são carnes consideradas saudáveis, para quem não tem problemas de saúde, mas devem ser consumidas assadas e com cautela. Uma fatia de cada, ou 2 no máximo é o suficiente; 5) Coma devagar! A mastigação repetitiva ajuda na saciedade, evitando os exageros.

6) Muita atenção com as bebidas! Os refrigerantes e bebidas alcoólicas também possuem calorias que estimulam o ganho de peso. Então moderação é o melhor caminho.


Mas nem todo mundo consegue evitar 100% dos exageros durante as festas de fim de ano. Se este for o seu caso, não desanime e coloque em prática um plano de emergência, para reduzir os danos. Uma boa opção para o café da manhã do dia seguinte aos exageros é preparar um suco detox, para contribuir com o funcionamento do intestino e tirar o inchaço. Veja uma receita no final desta matéria.


“A ingestão de líquidos também pode ajudar a curar a ressaca. Se você exagerar na ceia de Natal e Ano Novo, o mais importante é voltar à sua rotina alimentar ao invés de comer tudo o que sobrou do dia anterior. É importante ter a consciência de que nem tudo está perdido e continuar comendo saudável e com equilíbrio. Muitas pessoas erram ao pensar que exagerou na ceia e por isso continuam comendo em grandes quantidades e acabam ganhando quilos extras. Não caia nessa armadilha!”


SUCO DESINTOXICANTE DE ABACAXI, GENGIBRE, HORTELÃ E LINHAÇA INGREDIENTES:


  • 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi (3 fatias)
  • 1 pitada de gengibre em pó
  • 2 folhas de hortelã
  • 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado. O ideal é beber sem coar. Beber o suco pela manhã, em jejum, pelo menos 3 vezes por semana.


Happy Holidays com moderação!



Fabiana Sampaio
Health & Life
Master Coach Certified
www.fabianasampaiocoach.com

 
« StartPrev123NextEnd »

Page 1 of 3

Translate

Portuguese English Spanish