Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Bem estar
Home Bem-estar
Bem Estar | APRENDENDO SOBRE SI MESMO
Thursday, 18 March 2021 00:00


As pessoas frequentam a escola desde a mais tenra idade. Com cinco anos, muitos já passa o dia aprendendo sobre matemática, sobre nossa língua, outros idiomas e tantas outras áreas do conhecimento. O ser humano passa boa parte de sua vida aprendendo coisas que o habilitam a aprender sobre outros temas. Um constante aprendizado. Mas onde as pessoas aprendem sobre si mesmas? Sobre gentileza, aceitação, socialização e afeto, por exemplo...

Costumamos pensar que na busca por um psicólogo está implícita a resoluções de problemas, em aprender a com lidar com a ansiedade e a depressão. Mas não se trata apenas de resolver conflitos, trata-se também de autoconhecimento.

Todos nós deveríamos desenvolver nossas habilidades emocionais que funcionariam em nosso cotidiano, no trato com nossa família ou em nossa vida profissional.


A terapia cognitivo-comportamental é focada no desenvolvimento de habilidades sociais e internas. Aprende-se muito sobre o funcionamento de nossa mente e agregam-se estratégias que irão ajudar muito nos conflitos que fazem parte do nosso dia a dia.


ATERAPIA TEM TRÊS OBJETIVOS CENTRAIS:


• Desenvolver a flexibilização cognitiva: que consiste em aprender a pensar de formas alternativas, e não apenas de uma forma única, como se costuma fazer;

• Resolução dos problemas: que é o conhecer e aprender a utilizar novas estratégias de enfrentamento de nossas dificuldades;

• Preparar o paciente para ser o seu próprio terapeuta: esta abordage é relativamente fácil para se aprender e o paciente poderá se utilizar todo conhecimento da terapia e de suas estratégias.

Não espere que os problemas surjam para você tomar uma atitude, seja assertivo e procure agora por terapia. Defina metas com seu terapeuta, como conhecer a maneira como você funciona mentalmente. Aprenda e desenvolva novas maneiras de enxergar os eventos do cotidiano.

A vida é um breve caminhar. Não é justo fazer esse percurso de maneira disfuncional, com sofrimento e dúvida. O autoconhecimento é a forma mais assertiva para se lidar com nossas dificuldades e para termos uma vida plena.


DIFERENÇA ENTRE UMA VIDA COM E SEM TERAPIA


SEM TERAPIA:


Eu estava infeliz havia anos, tinha a impressão de que ninguém gostava de mim. O dia amanhecia e eu só torcia para ele terminar logo, e assim eu poder dormir novamente e me esquecer de tudo. Meus dias eram pesados e cheios de surpresas, sempre desagradáveis.

O meu chefe pegava no meu pé o tempo todo, parece que havia me escolhido para ser seu escravo exclusivo. Eram somente cobranças e broncas, ele nunca me fazia um elogio.

Meus filhos demandavam atenção demais, davam muito trabalho e eu já não dava conta. Minha esposa nada ajudava, só pensava em trabalhar, como se isso se fosse o mais importante na vida dela, e quando chegava, ela sempre estava sem humor algum; só se dedicava em fazer suas coisas pessoais, sem nunca se importar comigo. Só de olhar para ela eu até já sabia como seria nosso dia, afinal, eu já estava acostumado ao jeito dela de ser.

Parecia que eu carregava o mundo nas minhas costas. O tempo todo eu tinha a certeza de que o universo me odiava.

Até que chegou um momento em que parei e pensei: “Que vida ruim eu tenho, não vale a pena viver assim!”. E foi assim que desisti de tudo, me isolei e sem vontade de viver pensei em fazer o pior.


COM TERAPIA:


Eu andava triste havia alguns dias, estava cansado com o ritmo do meu trabalho. Meu chefe era muito exigente quanto às nossas metas e qualidade do trabalho, e por conta disso eu desejava que o dia terminasse logo para eu voltar pra casa e poder descansar.

Meus filhos são adolescentes e essa idade não é fácil de lidar. É uma fase na qual eles são muito egoístas; mas paciência... porque eu sabia que isso logo passaria e talvez eu até fosse sentir saudades desse tempo algum dia. Minha mulher trabalhava demais e quando chegava já era noite e ainda tinha de dar conta de fazer comida, ver a lição com os meninos e tantas outras obrigações. Eu deveria ser mais presente em sua vida e ajudá-la mais. De verdade, eu entendo o quanto deveria ser difícil para ela. Ela deve nos amar muito.

Chegou um momento em que parei e pensei: “A minha vida está muito cansativa, parece que perdi a energia e a motivação, acho que preciso de ajuda”.

Então decidi promover mudanças, comecei a fazer terapia e assim pude repensar a minha vida. Penso que consegui encontrar novas estratégias para lidar com as situações do cotidiano que estavam me deixando tão triste e estou mais feliz.

Hoje tento sempre pensar dessa forma mais realista e assertiva. É mais fácil lidar com os problemas agindo dessa forma. Aprendi que problemas sempre surgirão e que tenho recursos para dar conta deles. Claro que às vezes a vida fica um tanto difícil, mas é assim que uma vida normal transcorre e está tudo bem ser dessa forma.



Psicólogo e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC e especialista em Dependência Química pela UNIFESP
www.ctcabc.com.br
WhatsApp: (470) 307-6706

Last Updated on Thursday, 18 March 2021 18:37
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 8 of 15

Translate

Portuguese English Spanish