Home Bem-estar
Bem Estar | A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Tuesday, 15 December 2020 00:00


POR QUE AS PESSOAS DEVEM SER VACINADAS CONTRA A GRIPE?

A gripe é uma doença potencialmente grave que pode levar à hospitalização e às vezes até à morte. Cada temporada de gripe é diferente e a infecção por influenza pode afetar as pessoas de maneira diferente, mas milhões de pessoas contraem gripe todos os anos, centenas de milhares de pessoas são hospitalizadas e milhares a dezenas de milhares de pessoas morrem de causas relacionadas à gripe todos os anos. Uma vacina anual contra a gripe sazonal é a melhor maneira de ajudar na proteção contra essa doença. A vacinação demonstrou ter muitos benefícios, incluindo a redução do risco de doenças, hospitalizações e até mesmo o risco de morte em crianças relacionada à gripe.


COMO FUNCIONAM AS VACINAS CONTRA A GRIPE?

As vacinas contra a gripe causam o desenvolvimento de anticorpos no corpo cerca de duas semanas após a vacinação. Esses anticorpos fornecem proteção contra a infecção com os vírus que são usados para fazer a vacina. A vacina contra a gripe sazonal protege contra os vírus que, segundo pesquisas, serão mais comuns durante a próxima temporada.

A maioria das vacinas contra gripe nos Estados Unidos protege contra quatro vírus diferentes da gripe (“quadrivalente”); um vírus influenza A (H1N1), um vírus influenza A (H3N2) e dois vírus influenza B. Existem também algumas vacinas contra a gripe que protegem contra três vírus da gripe diferentes (“trivalentes”): um vírus influenza A (H1N1), um vírus influenza A (H3N2) e um vírus influenza B. Duas das vacinas trivalentes são projetadas especificamente para pessoas com 65 anos ou mais, para criar uma resposta imunológica mais forte.


QUE TIPOS DE VACINAS CONTRA GRIPE ESTÃO DISPONÍVEIS?

O CDC recomenda o uso de qualquer vacina contra influenza apropriada para a idade licenciada durante a temporada de influenza de 2020-2021, incluindo vacina inativada contra influenza [IIV], vacina recombinante contra influenza [RIV] ou vacina viva atenuada contra influenza (LAIV). Nenhuma preferência é expressa por qualquer vacina contra influenza em relação a outra. Ambas as vacinas contra influenza trivalentes (três ingredientes) e quadrivalentes (quatro ingredientes) estarão disponíveis. Existem muitas opções de vacinas à sua escolha, mas o mais importante é que todas as pessoas com 6 meses ou mais de idade tomem a vacina contra a gripe todos os anos. Se você tiver dúvidas sobre qual vacina é a melhor para você, converse com seu médico ou outro profissional de saúde.


QUANDO DEVO SER VACINADO?

Você deve tomar a vacina contra a gripe antes que os vírus da gripe comecem a se espalhar em sua comunidade, pois leva cerca de duas semanas após a vacinação para que os anticorpos se desenvolvam no corpo e forneçam proteção contra a gripe. Faça planos para ser vacinado no início do outono, antes do início da temporada de gripe. O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) recomenda que as pessoas tomem a vacina contra a gripe até o final de outubro.

No entanto, a vacinação precoce (por exemplo, em julho ou agosto) provavelmente está associada à redução da proteção contra a infecção de gripe no final da temporada de gripe, principalmente entre adultos mais velhos. A vacinação deve continuar a ser oferecida durante a temporada de gripe, mesmo em janeiro ou depois. As crianças que precisam de duas doses da vacina para serem protegidas devem iniciar o processo de vacinação mais cedo, porque as duas doses devem ser administradas com pelo menos quatro semanas de intervalo.


GRIPE E COVID-19
A vacina contra gripe aumenta o risco de contrair COVID-19?

Não há evidências de que tomar a vacina contra a gripe aumente o risco de adoecer por um coronavírus, como o que causa o COVID-19. Você pode ter ouvido falar sobre um estudo não-oficial publicado em janeiro de 2020 que relatou uma associação entre a vacinação contra a gripe e o risco de quatro coronavírus sazonais comumente circulantes, mas não aquele que causa COVID-19. Posteriormente, este relatório foi considerado incorreto.

Os resultados desse estudo inicial levaram pesquisadores no Canadá a olhar seus dados para ver se eles poderiam encontrar resultados semelhantes em sua população. Os resultados do estudo oficial do Canadá mostraram que a vacinação contra a gripe não aumentou o risco para esses coronavírus sazonais. As descobertas canadenses destacaram os benefícios protetores da vacinação contra a gripe. Os pesquisadores canadenses também identificaram uma falha nos métodos do primeiro estudo, observando que isso violava a parte do desenho do estudo que compara as taxas de vacinação entre pacientes com e sem gripe (desenho do teste negativo). Essa falha levou à associação incorreta entre a vacinação contra a gripe e o risco de coronavírus sazonal. Quando esses pesquisadores reexaminaram os dados do primeiro estudo usando métodos corretos, eles descobriram que a vacinação contra a gripe não aumenta o risco de infecção por outros vírus respiratórios, incluindo coronavírus sazonais.



Da Redação
Fonte: CDC

Last Updated on Tuesday, 15 December 2020 19:03
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 9 of 13

Translate

Portuguese English Spanish