Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Bem estar
Home Bem-estar
Bem Estar | PILATES: EQUILÍBRIO FÍSICO, PAZ INTERIOR E HARMONIA ESPIRITUAL
Tuesday, 19 January 2021 00:00


Seja devido à recomendação médica, à uma lesão física ou emocional, a promessas de início do ano, ao autoconhecimento ou quaisquer outros motivos, a história é sempre a mesma: cedo ou tarde procuramos uma atividade física.

Mas como escolher a atividade física ideal, já que nem todos apreciam uma caminhada, corrida ou academia de musculação. Por mais banal que seja, muitas vezes o candidato à prática de exercícios desiste simplesmente pela falta de identificação com aquela modalidade. Falta incentivo, motivação, enxergar os resultados. Para ajudar em tudo isso, uma boa opção é o Pilates.


DE ONDE SURGIU O PILATES?


A cinesiologia é a ciência que tem como objetivo a análise dos movimentos. Mais especificamente, estuda os movimentos do corpo humano. Os profissionais de educação física, reabilitação psicomotora, terapia ocupacional, fisioterapia e massoterapia estudam a cinesiologia para entender os músculos e seus ligamentos, e como eles se movimentam.

A finalidade da cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou sobre o corpo humano e assim manipular essas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.

Embora os seres humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente sentidas. Conhecer onde essas forças atuam em relação a posições e movimentos do corpo no espaço é fundamental para a capacidade de produzir o movimento humano e modificá-lo.

Joseph Pilates entendeu profundamente a cinesiologia e foi revolucionário, um verdadeiro gênio que, na década de 1920, desenvolveu o método transformador de vidas, com o objetivo de ajudar as pessoas a serem mais conscientes de si e saudáveis. Apaixonado pelo movimento, acreditava como ideal de conexão “corpo-mente”, o equilíbrio físico, a paz interior e a harmonia espiritual.

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades, podendo ser realizado por homens, mulheres, crianças, grávidas e idosos que já praticam algum tipo de atividade física, bem como para os sedentários, ajudando a alongar e a fortalecer os músculos, a melhorar a força e a flexibilidade de todo o corpo. Quando aliado à dieta e à prática de outra atividade física, ajuda a emagrecer, pois melhora a capacidade aeróbica, resistência cardiorrespiratória, força muscular, resistência e flexibilidade. A média de gasto calórico é de 260 a 400 kcal por hora de prática deste método.

O Pilates também é indicado para processos de reabilitação e terapêuticos, como reeducação postural; dores crônicas; pré e pós operatório; problemas articulares e musculares; sempre com o foco na reabilitação.



Da Redação

Last Updated on Tuesday, 19 January 2021 20:59
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 10 of 15

Translate

Portuguese English Spanish